top of page

Transplante ósseo

Com exceção do sangue, o osso é o tecido humano mais frequentemente transplantado. O transplante ósseo é comumente referido como enxerto e os enxertos podem ser divididos, de acordo com a sua natureza.

O transplante ósseo atende às seguintes funções principais: imobilização, osteogênese e substituição.

A imobilização utiliza o enxerto cortical denso e, em geral, é removido da face subcutânea da tíbia ou da fíbula. É geralmente fixado com parafusos e é de reabsorção e substituição lentas, sendo necessária uma proteção prolongada contra o suporte de peso.

A osteogênese, que é a substituição por osso novo, faz-se de modo rápido quando se usa o enxerto esponjoso. Sua medula permeável é rapidamente penetrada por capilares e muitos dos osteoblastos originais na superfície do implante sobrevivem e continuam a produzir osso novo. Enquanto isso, as espículas delgadas de osso morto são reabsorvidas e substituídas por osso novo.

A substituição de falhas ósseas é uma das indicações para o uso dos enxertos.

Os transplantes ósseos são utilizados nos seguintes casos:

  • Preencher cavidades ou defeitos devidos a cistos, tumores ou traumatismos;

  • Artrodeses;

  • Restabelecer defeitos de ossos longos;

  • Provocar a união de uma pseudoartrose;

  • Apressar união de fraturas recentes, retardos de consolidação e osteotomias.

Vários são os fatores que contribuem para as complicações pós TMO, quais sejam, o regime de condicionamento, a idade do paciente, o tipo de TMO, fármacos empregados no tratamento da DECH aguda e crônica, comorbidades, doença de base que indicou o transplante, complicações infecciosas graves no curso do tmo e etc.


Um grande exemplo de transplante ósseo foi realizado na americana Connie Culp, a mesma foi vítima de agressão do marido. Ele a feriu com tiro na face que destruiu a maioria dos ossos. A cirurgia foi complexa, pois o houve a reconstrução de todo o rosto.


Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/transplante-de-ossos/34153

Fonte: G1 - Globo Notícias

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page